PORQUE ADOTAR UM GATO ADULTO?

Adotar um animal de estimação é uma decisão muito importante que deve ser tomada com consciência pois, implica em uma responsabilidade e um compromisso pelo resto da vida do animal adotado que, no caso dos felinos, podem viver até 20 anos. Todos os membros da família devem estar de acordo com a chegada do animal à casa, e se comprometerem com os cuidados e o cumprimento das normas de convivência que se estabelecerem.
Ao se pensar em adotar um gato, a preferência é sempre por filhotes de pelagem clara e de olhos verdes ou azuis. Com isso, gatos pretos, escaminhas e adultos ficam para trás, comumente passando a vida toda em abrigos ou lares temporários.
Querer adotar um felino, significa gostar deles todos, sem importar a idade, nem a raça ou a sua cor, é um ato de solidariedade e respeito que será reconhecido e retribuído com amor e carinho incomparáveis!
Já pensou nas várias vantagens em adotar um gato adulto?

  1. Você conhece a “personalidade” do gato
    Nós não moldamos a personalidade de um filhote. A personalidade de cada gato é única, e se estabelece por volta dos 12 meses de idade. Com o gato adulto, não haverá surpresas sobre a sua personalidade, como acontece se ainda são bebês. Desde o início saberá qual é o seu caráter e a sua forma de ser.
    Quando você percebe um gato mais sociável e outro mais tímido ou medroso, é sinal de que eles aprenderam a ser assim ao longo do tempo, e provavelmente, permanecerão desta maneira pelo menos por algum tempo.
  2. O gato adulto tende a ser mais tranquilo
    Filhotes são agitados e curiosos, e podem causar alguns estragos: derrubam plantas, roem fios, escalam as cortinas, arranham estofados, escalam suas pernas. Um adulto, por sua vez, dificilmente terá esse instinto destruidor, tomando cuidado por onde anda e como anda.
  3. Gatos adultos são bem higiênicos
    Gatos não costumam ter muita dificuldade para aprender questões sobre higiene, mas os adultos são bem mais “metódicos” neste sentido. Eles passam horas fazendo a higiene íntima e são bem tranquilos para usar corretamente a caixa de areia.
  4. Maior independência e resistência
    Gatos adultos não exigem supervisão constante e os filhotes sim. Por isso, não recomendamos a adoção de filhotes se você passa o dia todo fora de casa. Os adultos, por serem mais calmos e independentes, demandam proporcionalmente menos cuidados. Obviamente, isso não quer dizer que não precisem de atenção e cuidados, mas são mais resistentes à algumas doenças por já terem um sistema imunológico fortalecido, ao passo que o de um filhote é frágil e ele é mais suscetível à vírus e parasitas.
  5. Menos preocupação com as crianças
    Crianças pequenas e filhotes juntos é uma cena muito fofa! Porém, as crianças geralmente não sabem como brincar com os filhotinhos sem machucá-los. E por sua vez, os filhotes também não sabem como fugir desta situação e um adulto deve estar sempre supervisionando as brincadeiras para evitar que gatos ou crianças saiam feridos. Já o gato adulto, simplesmente sabe sair do local onde a criança está ou do seu alcance.
  6. Todos merecem uma chance
    Adotando um gato adulto você estará reforçando o valor de que o que mais importa é o amor à uma vida. Não tendo distinção de raça e idade, adotar um animal será sempre um ato de compaixão e generosidade sem restrições e faz com que não somente a vida dele ganhe uma nova perspectiva, mas a sua também.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

x

Fale conosco!

Seja bem-vindo a Casa Mia. Em que posso ajudar?