BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA PRESENÇA DE PETS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Quem é dono de um animal de estimação conhece os benefícios dessa relação que, por serem tão importantes, cães e gatos já começaram a ser incluídos em sessões de terapias, lar para idosos, hospitais, entre outros, para trazer conforto e confiança às pessoas. Os benefícios são tantos que os bichinhos saíram da esfera privada e ganharam também os ambientes corporativos.

Hoje, os empreendedores de visão sabem que quebrar os protocolos e adotar uma postura mais humanizada é a chave para manter o entusiasmo dos colaboradores, fator que reflete diretamente no sucesso do negócio.

Essa tendência, apesar de nova, vem aumentando no Brasil e muitas empresas tem se tornado pet friendly, seja adotando mascotes, seja permitindo que seus colaboradores levem seus animais para o trabalho em dias específicos – o chamado “pet day”.

E eles não precisam fazer nada, basta estarem perto da gente, que tudo muda. Um olhar, um abano de rabo, um enroscar em suas pernas, um carinho, este contato com os animais faz toda a diferença naqueles momentos em que precisamos desestressar, recuperar as energias e liberar a criatividade.

Então, quais seriam os benefícios reais proporcionados pela presença de pets no ambiente de trabalho?

  1. Menos estresse
    Existe uma razão científica para esse ponto. Fazer carinho em um bichinho aumenta nossos níveis de oxitocina, que é o hormônio redutor do estresse, e diminui o nível de cortisol, responsável pelo estresse no organismo. Além disso, os momentos de lazer e recreação proporcionados pelos animais trazem mais satisfação no trabalho e ajudam a relaxar, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  2. Mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional
    Os famosos “pais de pet” detestam ficar longe dos seus bichinhos e sabemos que a recíproca também é verdadeira. Por que escolher? Quando o colaborador traz seu pet ao escritório, ele acaba com o dilema de estar apressado para chegar em casa, não poder passear com o cachorrinho na hora do almoço ou conviver com a culpa de deixá-lo sozinho em casa por muitas horas.
  3. Mais interação entre as pessoas
    Raça, nome, brincadeiras preferidas…. As pessoas adoram falar sobre seus bichinhos. Por isso, eles são excelentes facilitadores de conversas que, sem eles, poderiam nunca acontecer.
  4. Mais pausas
    Muitas horas seguidas de esforço mental sem nenhum descanso pode causar fadiga mental e menor produtividade. Com os animais, aumenta-se o número de pausas ao longo do dia, melhorando o foco e a criatividade, diminuindo os erros e aumentando a produtividade.
  5. Mais confiança e colaboração
    Um estudo da Universidade de Michigan Central mostrou que a presença de cães e gatos em reuniões de grupo ou apresentações deixam as pessoas mais confiantes e colaborativas.
  6. Maior atração e retenção
    Ter um bom pacote de benefícios é importante para atração e retenção de talentos. Candidatos melhor informados e qualificados podem optar pela sua empresa devido aos benefícios. Cerca de 82% dos colaboradores alegaram que sentem maior lealdade à empresa como resultado da política favorável aos animais de estimação, segundo o Glassdoor (site em que funcionários e ex-funcionários analisam anonimamente as empresas).
  7. Mais engajamento e menos absenteísmo
    Além de promover um ambiente de trabalho mais descontraído e alegre, a realização do pet day também acaba estimulando o senso de gratidão dos colaboradores para com a empresa. Isso, no longo prazo, pode ser traduzido em lealdade e maior produtividade.
  8. Melhoram a imagem da empresa
    A permissão da presença dos animais na rotina das corporações também causa impactos surpreendentes em uma figura importante – o consumidor.
    Assim como no caso dos colaboradores, os clientes se sentem mais relaxados e apresentam uma reação positiva quando há a oportunidade desse tipo de interação. Ter animais de estimação nas dependências da empresa transmite uma imagem arrojada e progressista para o mercado — aumenta a percepção dos consumidores para o negócio.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

x

Fale conosco!

Seja bem-vindo a Casa Mia. Em que posso ajudar?