Inspiração

Vocês já viveram uma situação que mudou completamente o rumo da sua vida?  Quando, mesmo sem estar buscando, você encontra aquilo que dá sentido à sua existência? Quando você é tomado por um sentimento de certeza absoluta do caminho a ser seguido? Foi exatamente isso que aconteceu comigo em uma viagem para a Europa, em maio de 2018, onde conheci o Cats and Coffee, uma proposta incrível de unir cafeteria à presença adorável de vários gatos.

Em Madrid, visitei um cat café alternativo chamado La Gatoteca (gato + biblioteca) e foi onde toda a “magia” aconteceu. Toda a casa é adaptada para os gatos, que estão disponíveis para adoção e circulam livremente pelos cômodos. Os espaços também foram planejados como um convite para relaxar, ler um livro, conversar ou simplesmente observar e brincar com os gatos.

Sai de lá com mil ideias na cabeça, queria montar no Brasil algo parecido, um lugar bem aconchegante onde as pessoas pudessem desacelerar, se reabastecer interagindo com gatos resgatados e liberados para adoção.

Concretização

A CASA MIA começou a funcionar em fevereiro de 2019, no meu apartamento (Saskia), quando resgatei quatro gatos machos e uma fêmea prenhe que estavam morando no bueiro em frente ao prédio onde moro. Após cinco dias, a fêmea teve seis filhotes, totalizando 11 vidas salvas. Quando chegou o momento certo, iniciamos a busca por famílias responsáveis e que desejavam oferecer e receber amor. Todos os filhotes ganharam novos lares e é isso que queremos proporcionar a muitos outros gatos que vivem em situação de risco.

A partir deste momento de grande alegria, começamos a buscar uma casa para ampliar o nosso trabalho. Depois de muita procura, encontramos um local, e em 26 de outubro de 2019 inauguramos a sede própria da CASA MIA.

Sustentabilidade

 Quando idealizei a CASA MIA como uma Associação de Proteção Animal, me preocupava o fato de ter que depender de doações para sua subsistência.

Depois de muito pesquisar e estudar, conheci a proposta de ONG Sustentável, ou seja, como gerar renda para sustentar projetos assistências sem fins lucrativos.

Então, tivemos a ideia do Catworking, espaço de trabalho colaborativo e de interação com os gatos; do Cat Café, com lanches rápidos e da Cat Loja, com produtos para gatos e gateiros. Três frentes de arrecadação de recursos financeiros cuja renda é totalmente revertida para o cuidado e manutenção dos gatos e da casa.

Também, temos um cronograma de Eventos acontecendo nos finais de semana com bazar, palestras, cursos, oficinas, encontros, workshop para atrair o público, movimentar a CASA MIA e incentivar as adoções.

Processo de resgate e reabilitação

Resgatamos gatos em situação de abandono e/ou maus tratos e, após avaliação veterinária, todos ficam isolados e passam por um período de quarentena.

Nosso protocolo de quarentena consta de: Exame para FIV e FeLV, antipulgas, vermifugação, suplementação alimentar, vacinação (Antirrábica e Quadrupla Felina) e castração.

A recuperação emocional, aceitação da presença humana, contato e carinho dependerá das características de cada gato.

Somente serão introduzidos junto aos demais quando estiverem em perfeita saúde física e adaptados ao novo ambiente e isto se dará de forma gradativa, respeitando o seu tempo e a sua individualidade.

A reabilitação emocional e a reintegração social dos gatos residentes na CASA MIA iniciam por meio da convivência diária com a equipe de voluntários e os frequentadores da casa.

Esta troca é fundamental para restaurar o equilíbrio emocional desses animais. Afinal, quando resgatados, estão traumatizados pelos maus-tratos e pelo abandono.

Para os frequentadores e visitantes, será um momento importante de interação. Poderão desmistificar crenças sobre os gatos e conhecer a personalidade de cada um. Isso facilitará a escolha do animal que se quer adotar.

x

Fale conosco!

Seja bem-vindo a Casa Mia. Em que posso ajudar?