O FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) também conhecida como AIDS felina, é uma infecção viral causado por retrovírus. Apesar de ser semelhante ao HIV, só é transmitida entre os felinos. Uma vez infectado, o felino permanecerá infectado por toda a vida.
Quais são as manifestações da doença
A doença progride lentamente e compromete o sistema imune do felino, alguns dos sintomas são:
- Perda de peso;
- Gengivite e estomatite;
- Febre;
- Problemas respiratórios e gastrointestinais;
- Doenças oculares;
- Problemas neurológicos;
- Infecções crônicas.
Como ocorre a transmissão
A transmissão do FIV ocorre principalmente por ferimentos causados por mordedura e arranhadura. Dessa forma, a infecção é maior em gatos que possuem acesso as ruas, lutam e estabelecem território.
O vírus também pode ser transmitido por meio de transfusão sanguínea, via transplacentária e amamentação.
Como é feita a prevenção
Não permitindo que o gato tenha acesso a rua ou que outros gatos tenham acesso a casa, uma vez que não há vacina disponível no mercado.
Diagnóstico
O diagnóstico é fácil e rápido, podendo ser realizado durante a consulta de rotina com uma gota de sangue. Como o teste é sujeito a resultados falsos, o ideal é combiná-lo a outros exames e realiza-lo mais de uma vez em caso de suspeita.
Tratamento
O tratamento é de suporte e uma vez infectado, o importante é manter o felino saudável, fornecendo boa alimentação, cuidados de higiene e acompanhamento veterinário regular.
Tenho um gato com FIV, devo fazer a eutanásia?
Com toda certeza, essa não deve ser uma opção. Embora não exista cura e não há como prever a expectativa de vida de um gato infectado, sob boas condições e cuidados, eles podem viver bem por anos. Não há como prever o comportamento da doença e ela pode levar anos para se manifestar.
Texto escrito por Marina Quintela Maia, Médica Veterinária (CRMV MG 11.672) responsável pela saúde dos gatos da Casa Mia.
Consultório: Rua João Arantes, 341, Cidade Nova, BH/MG